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Cursos

Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária

Estado de Bolonha: Criado
Data de Homologação: 2009-09-07
Sigla: MESIC
Departamento: Ciências Sociais
Grau: Mestrado
Início: 2009/2010
Coordenador: Paulo Jorge de Castro Garcia Coelho Dias
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CURSO ACREDITADO (16-08-2012) pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino superior (A3ES)

Folheto do Curso
  • Proporcionar uma formação superior adequada que pretende conferir especialização no desempenho de funções educativas de carácter não formal, junto de populações de diferentes níveis etários que necessitem de um acompanhamento social específico. Neste sentido prevê-se que o educador social seja capaz de dominar aprofundadamente quadros teóricos fundamentando propostas de intervenção; identificar estratégias e recursos que possibilitem a sua operacionalização, assim como modelos de avaliação; e analisar criticamente, problematizando teoricamente os resultados da intervenção.


  • Capacidade de integração de um corpo de conhecimentos teóricos especificamente vocacionado para a análise da realidade social nas vertentes de intervenção comunitária. Ter capacidade de conjugar esses níveis de formação teórica com as questões praxiológicas inerentes à intervenção sócio-educativa principalmente junto das populações mais carenciadas. Ser capaz de implementar diversos modelos sócio-educativos adequados às cada vez mais complexas situações vividas nos contextos urbanos e péri urbanos: Desenvolver o conjunto de procedimentos adequados à elaboração de projetos de intervenção sócio-educativa, desde a fase de ante-projeto até aos processos de auto e hetero avalição.
    Construir com os formandos instrumentos de análise teórica vocacionados para a análise dos fenómenos sociais. Trabalhar com os formandos em torno das principais linhas orientadoras de intervenção social no âmbito dos mais diversificados contextos de intervenção. Implicar os formandos na problematização crítica da informação teórica disponível face aos problemas concretos das sociedades contemporâneas. Trabalhar com as necessidades específicas da população para a produção de respostas adequadas.

  • o curso é ministrado em b_Learning.


  • Propina: 1.000€

    Condições de acesso:
    a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
    b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
    c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
    d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

    Processo de candidatura:
    a) Requerimento em boletim de candidatura próprio;
    b) Fotocópia CC ou BI/NIF;
    c) Certificado de conclusão do 1º ciclo de estudos (licenciatura);
    d) Certidão com as classificações das unidades curriculares;
    e) Europass Curriculum Vitae;
    f) Comprovativo de atribuição de equivalência(s)/reconhecimento de habilitações, em caso de habilitações estrangeiras (se aplicável).

    Nota: a presente informação não dispensa a consulta do edital de abertura

    Apoio a Pós-graduações e Mestrados
    Telefone: +351 243 309 180 (extensão 04200)
    Fax: +351 243 309 187/ +351 243 309 189
    Correio Electrónico: pgm@ese.ipsantarem.pt

Diplomas

  • Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
  • Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária

Planos de Estudo